Home Notícias Francisco Carlos apresenta requerimento solicitando esclarecimentos de gastos da Prefeitura de Mossoró com blogs e portais

Francisco Carlos apresenta requerimento solicitando esclarecimentos de gastos da Prefeitura de Mossoró com blogs e portais

Por Jocifran Moura

O Professor Francisco Carlos anunciou na sessão da Câmara Municipal de Mossoró desta terça-feira (18) que vai dar entrada em um requerimento solicitando informações sobre os gastos da Prefeitura de Mossoró com comunicação, em especial blogs e portais, nos cinco primeiros meses da gestão do prefeito Allyson Bezerra.

O motivo da solicitação partiu de uma suposta planilha “vazada” com valores exorbitantes pagos a blogs e portais da cidade e capital do estado na internet. O vereador deixou claro que a resolução desse acontecimento é de interesse público e que toda a sociedade precisa tomar conhecimento da verdade dos fatos ocorridos.

CONFIRA O DISCURSO DO PROFESSOR FRANCISCO CARLOS NA ÍNTEGRA

Em uma oposição tão pequena, tenho consciência do papel cívico que me compete. Todo governo sem oposição se torna um governo autoritário e opressor. Todo governo sem oposição não sente a necessidade de prestar contas ou justificar os seus atos perante a sociedade. Tampouco se dispõe a prestar informações, mesmo as mais simples, sobre os seus atos.

Um governo sem oposição não se dispõe a dialogar com os contrários, sequer respeitar opiniões que não lhe agradam. Um governo sem oposição utiliza o discurso da transparência apenas com roupagem para encobrir seus atos autoritários e indisposição para o diálogo.

Verdadeiros democratas, contudo, entendem e respeitam o papel de uma oposição qualificada e propositiva, como é o caso da oposição em curso na cidade de Mossoró.

Enquanto parlamentares responsáveis, não podemos, simplesmente, avalizar uma informação “apócrifa?”, sob pena de incorrermos em erro e injustiças em relação a vários profissionais da imprensa. Além do mais, é bom que se registre, que não é ilegal ou mesmo imoral prestar serviços de comunicação a qualquer órgão público. Contudo, dada a repercussão em nível local e regional, esse assunto não pode ser simplesmente ignorado pela Prefeitura. É preciso que a Prefeitura se pronuncie e coloque os fatos da forma como estão acontecendo.

No caso, não estamos pedindo explicações sobre a veracidade de uma planilha, mas, tão somente informações sobre as despesas diretas e indiretas realizadas pela Prefeitura de Mossoró na área de comunicação e marketing, sobretudo para preservar os nomes e o trabalho de profissionais da imprensa sérios, que foram expostos a comentários jocosos e capciosos nas redes sociais.

Se essa planilha é uma mentira inventada porque quem quer fazer política da pior forma possível, isso deve ser demonstrado e exposto para todos os mossoroenses, inibindo a perpetuação de ações reprováveis. Se, por outro lado, essa planilha é parcialmente verdadeira, permanece a necessidade de esclarecimentos, evitando que os profissionais tenham seus nomes expostos ao público de forma negativa. Agora, se essa planilha é totalmente verdadeira, é necessário que público tome conhecimento da prestação de serviços e dos valores que estão sendo pagos de forma direta ou indireta, já que no Portal da Transparência consta, apenas, os pagamentos para empresas que podem estar legalmente intermediando pagamentos a terceiros.

Em detrimento de qualquer uma das três hipóteses elencadas é preciso esclarecimento público. É um direito que assiste o cidadão. Por essa razão, darei entrada a um requerimento solicitando que a prefeitura informe quais as empresas e profissionais de imprensa que recebem remuneração direta ou indireta da Prefeitura Municipal de Mossoró.

Outras postagens

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Mais informações

Pular para o conteúdo