Home Notícias Professor Francisco Carlos fortalece pleito de assistência para artistas mossoroenses em época de pandemia

Professor Francisco Carlos fortalece pleito de assistência para artistas mossoroenses em época de pandemia

Por Jocifran Moura

O Professor Francisco Carlos participou de reunião remota com representantes dos segmentos artísticos para discutir possibilidades de emprego e renda para os artistas da terra em época de pandemia da covid-19. O vereador está somando esforços à Associação de Articulação de Artistas Mossoroenses da Economia Criativa para encontrar caminhos que venham atender às necessidades desses segmentos. A reunião aconteceu na noite desta quinta-feira (15).

A associação vem se articulando para elaboração de uma pauta que possa contemplar, mesmo que de forma mínima, todos os envolvidos na economia criativa, cadeia produtiva da cultura e das artes, fortemente afetadas pelas restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Os artistas e demais trabalhadores do setor estão passando por profundas necessidades, sem que se tenha qualquer perspectiva ou alternativa apresentada.

O movimento registra que o orçamento anual da Prefeitura de Mossoró possui recursos destinados à cultura, que devem ser remanejados para atender em condições emergências esse setor. Não se trata de criar novas despesas, simplesmente, mas, redirecionar recursos que já estão alocados, uma vez que, neste ano, não se tem qualquer perspectiva em termos de novos recursos da Lei Aldir Blanc.

Em comum acordo ficou definida a realização de uma reunião temática da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal, presidida por Francisco Carlos, para ampliação da discussão, mobilização, sensibilização e envolvimento das autoridades municipais.

Dezenas de representantes do movimento participaram da reunião por meio remoto, que contou ainda com a participação e apoio dos vereadores Professor Francisco Carlos, Larissa Rosado, Marleide Cunha, Pablo Aires e Lucas das Malhas.

O MOVIMENTO ESTÁ TRABALHANDO UMA PAUTA INICIALMENTE DEFINIDA COM OS SEGUINTES PONTOS

– Auxílio Emergencial para cultura;

-Suplementação da verba da Lei Maurício de Oliveira;

-Realização de reunião temática na Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal de Mossoró;

-Esclarecimento sobre a adequação das verbas “flutuantes” da cultura;

-Revisão e repasse da proposta de Larissa Rosado;

-Restabelecer a pauta da Escola de Arte. O movimento defende que o prédio Joaquim da Silveira Borges seja destinado ao uso exclusivo da cultura e suas atividades;

-Reivindicar a retomada do projeto Câmara Cultura: como atuar em caráter de urgência para com o setor.

Outras postagens

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Mais informações

Pular para o conteúdo