Recentemente, após uma bateria de exames de rotina, fui diagnosticado com um problema de saúde chamado Mieloma Múltiplo, uma doença rara que afeta o sangue. Diante desse diagnóstico, precisarei iniciar nos próximos dias um tratamento para restabelecer a minha saúde de forma plena e eficaz.
Irei me submeter a sessões de quimioterapia que implicarão em uma série de precauções que deverei tomar, acarretando algumas limitações pessoais. No entanto, o que jamais será limitado em mim, é vontade de trabalhar e contribuir para melhorar a qualidade de vida dos mossoroenses.
Estou tranquilo, com muita fé em Deus, na competência dos profissionais que irão conduzir meu tratamento e com o apoio dos meus familiares e amigos. Não sinto nenhum sintoma e nem estou com medo de encarar esse desafio.
Desde já, agradeço de coração a cada amigo que certamente estará orando e torcendo pela minha recuperação.
Por isso, sigo firme na condição de pré-candidato à Câmara Municipal. Com vontade e determinação, venceremos mais essa batalha!
O que é o Mieloma Múltiplo
O mieloma múltiplo é a segunda neoplasia hematológica mais frequente no mundo. Trata-se de uma doença que tem origem na medula óssea e resulta da proliferação de plasmócitos clonais neoplásicos, ou seja, células que sofrem mutação e se tornam anormais.
No tratamento do mieloma múltiplo são utilizados medicamentos visando destruir, controlar ou inibir o crescimento das células doentes. Com os avanços da ciência, existem importantes opções para o tratamento do mieloma múltiplo, que possibilitam ao paciente viver bem e com qualidade.
A doença afeta mais frequentemente homens e mulheres com mais de 60 anos, sendo que, a cada ano, são diagnosticados cerca de 7 mil novos casos de mieloma múltiplo no Brasil. Ressaltamos a importância de todos manterem seus exames preventivos em dia, todos eles disponibilizados pelo SUS.
Francisco Carlos também destacou o ritmo acelerado da construção da Policlínica do bairro Alto de São Manoel, no campus da Ufersa. “Com calendário de execução adiantadíssimo”, relata.
Por fim, registrou participação na inauguração das obras do Mercado do Bom Jardim, do Memorial da Covid-19, da ampliação do número de vagas da rede municipal e da pavimentação asfáltica.
“De fato, estamos vendo obras nos quatros cantos da cidade de Mossoró”, exalta.
Educação
No mesmo pronunciamento, Francisco Carlos relembrou que, após 10 anos, a Prefeitura cumpriu, em 2023, a Lei de Responsabilidade Educacional. A legislação, de iniciativa do parlamentar, obriga a gestão municipal a investir 30% de receitas próprias em Educação, acima do previsto constitucionalmente, que é de 25%.
“Isso significou cerca de R$ 32 milhões a mais investidos em Educação, recursos que beneficiam todo sistema de educação municipal. Isso é avanço, investimento, fardamento, equipamentos para melhorar a estrutura das escolas, isso é uma luta de todos”, observa.
Segundo o vereador, entre os 5.565 municípios brasileiros, são poucos aqueles que conseguem investir tal percentual, por isso a conquista se torna ainda mais relevante. “Não vi uma palavra de reconhecimento da oposição e dos defensores da educação da cidade de Mossoró”, conclui.