Home Notícias Comissão de Educação da Câmara discute e aponta sugestões para ensino/aprendizagem no período de pandemia

Comissão de Educação da Câmara discute e aponta sugestões para ensino/aprendizagem no período de pandemia

Por Jocifran Moura

O Professor Francisco Carlos conduziu nesta sexta-feira (19), de forma rêmora, a primeira reunião temática da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal com segmentos representativos da educação e sociedade sobre acesso e aprendizado no contexto de pandemia da covid-19. Os participantes discutiram o tema e vão elaborar um documento com os resultados da reunião propondo alternativas para implementação na Rede Municipal de Ensino.

Francisco Carlos explicou que está preocupado com a situação de alunos e professores e que o assunto precisa ser discutido para encontrar soluções viáveis à garantia do ensino de forma ampla durante a pandemia. “Temos a preocupação com o acesso e o aprendizado do aluno. Mas também com o professor, com suas condições de trabalho, os problemas e dificuldades que eles também têm enfrentado para oferecer o melhor aos nossos diferentes sistemas de ensino.”, destacou.

As opiniões dos segmentos da educação apontam preocupação comum dos sistemas de ensino: todos estão comprometidos com esforço para garantir acesso e qualidade. Algumas iniciativas positivas em execução foram destacadas na reunião como a capacitação dos professores e oferta de chips para alunos que não tem acesso a internet.  Porém os participantes cobraram o estabelecimento de uma política que defina diretrizes e apoie os sistemas de ensino, como um plano articulado e com recursos financeiros assegurados.

Houve relativo consenso sobre à necessidade da Rede de Ensino atuar por meio do ensino híbrido. Contudo, foi pontuado que as dificuldades das crianças da Educação Infantil são ainda maiores, já que, o ensino por meio remoto não as alcança de forma adequada. A expectativa é que muitos estabelecimentos educacionais da rede privada encerrem suas atividades, o que vai provocar uma maior pressão sobre os sistemas públicos. Registrou-se, ainda, ausência de estudos e respostas para uma série de questionamentos sobre os efeitos da pandemia nos sistemas de ensino, tanto do ponto de vista educacional como até mesmo sobre a comprovação dos riscos no ambiente escolar.  A vacinação é um recurso sanitário indispensável.

Participaram da reunião representantes das Redes Municipal e Estadual de Ensino, Escolas Particulares, Conselho Municipal de Educação, UERN, OAB, Vigilância Sanitária, vereadores e representantes de pais de alunos.

ENTRE OS OUTROS PONTOS DESTACADOS NA DISCUSSÃO

1) As condições de vulnerabilidade social a que os alunos estão expostos, especialmente das redes públicas Municipal e Estadual.

2) A necessidade de entrega de kits de alimentação para os alunos da rede pública de ensino. Em extensão, registro que a Rede Municipal deve entregar o fardamento dos alunos.

3) É necessário melhorar as condições de trabalho dos docentes que atuam por meio remoto. O apoio material, já que os professores usam seus próprios recursos para trabalhar. É necessário oferecer apoio psicológico para os professores e melhorar as condições de matérias nas escolas, já que algumas não dispõem de insumos básicos, como papel.

4) A melhoria das condições acesso dos alunos da rede pública (disponibilidade de conexão e equipamentos).

5) A elaboração de um diagnóstico situacional pelos sistemas de ensino. Sugere-se que a Rede Municipal possa divulgar um diagnóstico em até 20 dias.

6) O estabelecimento de mecanismo de planejamento, monitoramento e avaliação. No caso da Rede Municipal, sugere-se a adaptação e retomada Mapa Educacional e o pagamento do 14º salário. O município possui um sistema de planejamento e avaliação estabelecido pela premiada Lei de Responsabilidade Educacional, que está sendo ignorado, quando muitos outros municípios possuem instrumentos semelhantes em plena execução.

Outras postagens

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Mais informações

Pular para o conteúdo